Católica Salesiana entre as 100 melhores IES do Brasil

10/01/2012 Institucional

A Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo está entre as 100 melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil quando o assunto é a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2010. É o que aponta o levantamento feito pelo economista Claudio de Moura Castro, Aldo Giuntini e Luciana Lima com base nos dados do Ministério da Educação (MEC).

Quatro instituições capixabas figuram no ranking presente no artigo “Avaliação no ensino superior: acertos e derrapagens”, sendo a Católica a única instituição privada da Grande Vitória.

Diferentemente do MEC, que avalia a qualidade através do Índice Geral de Cursos (IGC), entre outros critérios, como a opinião dos alunos sobre a faculdade, o estudo coordenado pelo economista chega a um ranking em que o desempenho na sala de aula – as notas do ENADE – é o principal critério.

Para chegar aos 100 nomes que compõem a lista, Castro e equipe calcularam a média aritmética de todas as notas de estudantes de uma mesma instituição. Como os dados utilizados para a análise foram as notas do ENADE, que dependendo da área de conhecimento só acontece uma vez a cada quatro anos, o ranking inclui 1.682 instituições que participaram da pesquisa.

Os dados apontam que 65% das melhores instituições, segundo esse critério, são privadas. Já entre as 100 piores, a participação de faculdades públicas é bem menor. Para Castro, que coordenou o estudo, a nota no ENADE do curso é um indicador decisivo na hora da escolha.

O Diretor Executivo da Faculdade Católica Salesiana, Prof. Dr. Jolmar Luis Hawerroth, observa que a excelente colocação da Instituição é fruto dos investimentos realizados nos últimos três anos em fatores chaves para qualificação do Projeto Pedagógico e formação dos egressos dos cursos de graduação. Dentre os principais investimentos estão os 75% de professores com mestrado e doutorado, assim como experiência profissional nas disciplinas que ministram; grandes investimentos nas aquisições de acervo bibliográfico e laboratórios de ponta em diferentes áreas do conhecimento; 50% do corpo docente alocado em tempo integral ou parcial com o objetivo de qualificar as atividades de orientação, seja na prática profissional ou mesmo na iniciação científica; foco na formação interdisciplinar em consonância com as expectativas do mercado de trabalho; ações permanentes de capacitação docente.

“Os investimentos aumentarão ainda mais com o processo de transformação da Faculdade em Centro Universitário, o que deverá acontecer em 2012/2013. Não há dúvidas que nos próximos anos figuraremos neste ranking entre as 50 melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil”, afirma o Diretor.

Fonte: Exame
Sistema Egresso