27 3331-8500
Cursos

Fisioterapia

Selecione outro curso:

  • Informações

  • Diferencial

  • Matriz Curricular - Matutino

  • Matriz Curricular - Noturno

  • Projetos de Extensão

  • Projetos de Iniciação Científica

Interdisciplinaridade

 O curso adota projetos como forma de promover a interdisciplinaridade. Um deles é “O sistema sensorial na prevenção e diagnóstico dos Distúrbios Temporomandibulares (DTM)”. O projeto tem como eixo as disciplinas de Fisiologia Humana e Práticas Profissionais em Fisioterapia II. Nesse trabalho específico, o objetivo é relatar as formas de diagnóstico dos DTM em associação ao sistema sensorial. O curso ainda trabalha a interdisciplinaridade por meio do projeto “A eficácia dos métodos fisioterapêuticos no tratamento de lombociatalgia - estudo de caso”: onde os discentes fazem avaliação fisioterapêutica, com o atendimento ao paciente realizado pela disciplina de Práticas.

O projeto consiste na análise do caso clínico de 10 sessões de Fisioterapia em um paciente  com afecções na coluna vertebral. Há, também, o projeto “Intervenções fisioterapêuticas em paciente com quadro de dor lombar: estudo de caso”, em que são trabalhados os temas de avaliação fisioterapêutica, com o atendimento ao paciente realizado pela disciplina de Práticas, por meio de técnicas avaliativas ensinadas na disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia.

 Relação teórico-prática

Mensalmente, o curso de Fisioterapia oferece aos seus alunos minicursos e palestras para aprimorar a relação teórico-prática. Outra forma de se abordar tal tema é por meio dos estágios. O obrigatório, por exemplo, é operacionalizado por meio de disciplinas a serem cursadas no início do 7º e 8º períodos do curso. A partir do estágio, o aluno é capaz de desenvolver a relação de complementariedade entre teoria e prática com mais autonomia analítica. Os estágios supervisionados I, II, III e IV se desenvolvem nas clínicas da faculdade e por meio de convênios com instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas.

Além disso, o curso proporciona a disciplina de Práticas Profissionais em Fisioterapia, cujo diferencial é proporcionar o contato com a atuação da prática profissional desde o 1º período. Os discentes também desenvolvem relatórios sobre o acompanhamento realizado e discussão com professores supervisores de estágio. O objetivo da disciplina é iniciar a vivência da prática profissional. Do 2º ao 6º período, em estágio supervisionado, os discentes são mais cobrados e há maior interação entre teoria e prática.

O acompanhamento discente é supervisionado por um docente/profissional. A relevância da disciplina para a grade curricular está na construção de formar um ambiente didático-pedagógico que favorece o aprendizado teórico-prático das disciplinas. Outra vantagem é que ela pode ajudar no desenvolvimento de conceitos práticos e, também, permitir que os estudantes aprendam como desenvolver soluções para problemas complexos.

Visitas técnicas

Local da Visita Data Objetivo Período Disciplinas
 Visita ao HEIMABA  20/03/2015  Ver na pratica os conteúdos aprendidos em sala de aula- CME  Manhã  preventiva
 Visita à unidade de saúde do moro do Romão  20/05/2015  Ver na pratica os conteúdos aprendidos em sala de aula- hanseníase. manha  preventiva
 


Local da Visita Data Objetivo Período Disciplinas
 Visita ao HEIMABA  20/03/2015 E 24/03/2015  Ver na pratica os conteúdos aprendidos em sala de aula- METODO CANGURU  noite  Pratica V
 Visita ao CAC- Centro de Apoio ao Cidadão  04,08,11,15,18,22,25/05/2015 e 01,08,12,15,192/06/2015  Ver  e praticar os conteúdos aprendidos em sala de aula-  pratica em pacientes com AVC  noite Pratica V
 
Utilização do X-box 360 com KINECT na reabilitação da doença de Parkinson
 
O Exercício Aeróbico Na Reabilitação Pulmonar em Indivíduos Portadores de DPOC. 
 

Tour Virtual

Coordenador


João Luiz Coelho de Faria
E-mail: jfaria@catolica-es.edu.br
Mini-Currículo: Graduado em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia e Doutor em Ciências Fisiológicas, todos pela Universidade Federal de São Carlos. João Luiz Coellho de Faria tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: marcha, esteira, hemiplegia, acidente vascular cerebral, Histamine, inhibitory avoidance, goldfish e nicotine.

Currículo Lattes
27 3331-8500
Av Vitória, 950, Forte São João, Vitória-ES. CEP 29017- 950 Fax: (27) 3222-3829