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Fisioterapia

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Interdisciplinaridade

 O curso adota projetos como forma de promover a interdisciplinaridade. Um deles é “O sistema sensorial na prevenção e diagnóstico dos Distúrbios Temporomandibulares (DTM)”. O projeto tem como eixo as disciplinas de Fisiologia Humana e Práticas Profissionais em Fisioterapia II. Nesse trabalho específico, o objetivo é relatar as formas de diagnóstico dos DTM em associação ao sistema sensorial. O curso ainda trabalha a interdisciplinaridade por meio do projeto “A eficácia dos métodos fisioterapêuticos no tratamento de lombociatalgia - estudo de caso”: onde os discentes fazem avaliação fisioterapêutica, com o atendimento ao paciente realizado pela disciplina de Práticas.

O projeto consiste na análise do caso clínico de 10 sessões de Fisioterapia em um paciente  com afecções na coluna vertebral. Há, também, o projeto “Intervenções fisioterapêuticas em paciente com quadro de dor lombar: estudo de caso”, em que são trabalhados os temas de avaliação fisioterapêutica, com o atendimento ao paciente realizado pela disciplina de Práticas, por meio de técnicas avaliativas ensinadas na disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia.

 Relação teórico-prática

Mensalmente, o curso de Fisioterapia oferece aos seus alunos minicursos e palestras para aprimorar a relação teórico-prática. Outra forma de se abordar tal tema é por meio dos estágios. O obrigatório, por exemplo, é operacionalizado por meio de disciplinas a serem cursadas no início do 7º e 8º períodos do curso. A partir do estágio, o aluno é capaz de desenvolver a relação de complementariedade entre teoria e prática com mais autonomia analítica. Os estágios supervisionados I, II, III e IV se desenvolvem nas clínicas da faculdade e por meio de convênios com instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas.

Além disso, o curso proporciona a disciplina de Práticas Profissionais em Fisioterapia, cujo diferencial é proporcionar o contato com a atuação da prática profissional desde o 1º período. Os discentes também desenvolvem relatórios sobre o acompanhamento realizado e discussão com professores supervisores de estágio. O objetivo da disciplina é iniciar a vivência da prática profissional. Do 2º ao 6º período, em estágio supervisionado, os discentes são mais cobrados e há maior interação entre teoria e prática.

O acompanhamento discente é supervisionado por um docente/profissional. A relevância da disciplina para a grade curricular está na construção de formar um ambiente didático-pedagógico que favorece o aprendizado teórico-prático das disciplinas. Outra vantagem é que ela pode ajudar no desenvolvimento de conceitos práticos e, também, permitir que os estudantes aprendam como desenvolver soluções para problemas complexos.

Visitas técnicas

Para o segundo semestre de 2015, estão programadas as seguintes visitas:

- 13/10/2015  Visita ao HEIMABA, com o objetivo de observar as práticas dos conteúdos aprendidos em sala de aula- CME. Período noturno. Disciplina Preventiva.

-10/11/2015  Visita à Unidade de Saúde de Alto Lage, a fim de   observar as práticas dos conteúdos aprendidos em sala de aula- CME. Período matutino. Disciplina Preventiva.

- 17 e 24/08/2015; 07 e 21/09/2015 Visita ao HEIMABA, com o propósito de observar as práticas dos conteúdos aprendidos em sala de aula sobre o Método Canguru. Período matutino. Disciplina Prática V.

- 05,12,19/10/201 e 09,16,30/11/2015 Visita ao Centro de Apoio ao Cidadão- CAC, com a finalidade de praticar os conteúdos aprendidos em sala de aula sobre pacientes com AVC. Período noite. Disciplina Prática V.
Veja as visitas técnicas do curso 2016/1:

VISITAS TÉCNICAS
 
Ocorre a integralização dos conceitos teóricos com a prática profissionalizante ambulatorial, mediante o desenvolvimento da conscientização da importância da construção do conhecimento científico, introduzindo o acadêmico na prática terapêutica, promovendo o reconhecimento do papel do fisioterapeuta no contexto da profissão e da responsabilidade social que exerce junto às ações de Saúde.
 
2 – OBJETIVOS
 
- Vincular o conteúdo teórico à aplicabilidade prática, possibilitando maior percepção da Fisioterapia e instigando-o a correlacionar às várias fases do aprendizado na sua formação profissional;
- Desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde;
- Atuar multiprofissionalmente e interdisciplinarmente;
- Desenvolver autonomia profissional e intelectual, desenvolvendo desde o início da faculdade uma postura profissional;
- Iniciar a prática clínica sob supervisão do professor interligando conhecimentos adquiridos até o momento;
Através da realização e acompanhamento de atendimentos e montagem de casos clínicos para apresentação na semana de ensino, pesquisa e extensão.
 
Atividade 1: Entrega da avaliação escrita do paciente (Anamnese, escalas, inspeção, palpação...)
Atividade 2: Entrega de revisão bibliográfica sobre as patologias do paciente.
Atividade 3: Texto dissertativo interligando o diagnóstico fisioterapêutico com os objetivos e plano de tratamento.
Atividade 4: Entrega dos resultados encontrados – Reavaliação- Portifolio
 
CRONOGRAMA DAS VISITAS
MANHA- 5ºP – Praticas – de 7:20 as 11:00
 
01-  11/03 T/P ATENDIMENTO CAC
02- 18/03 T/P ATENDIMENTO CAC
03- 25/03 T/P  FERIADO
04- 08/04 T/P ATENDIMENTO CAC
05- 15/04 T/P ATENDIMENTO CAC
06- 22/04 T/P ATENDIMENTO CAC
07- 06/05 T/P ATENDIMENTO CAC
08- 13/05 T/P ATENDIMENTO CAC
09-0/05 T/P ATENDIMENTO CAC
10- 10/06 T/P ATENDIMENTO CAC
11- 17/06 T/P ATENDIMENTO CAC
12- 01/07 T/P ATENDIMENTO CAC
13- 08/07 T/P ATENDIMENTO CAC
 
 
 Noite 5ºP – Praticas – de 18:40 as 22:20
 
01-  13/04 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
02- 20/04 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
03- 04/05 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
04- 11/05 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
05- 18/05 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
06- 01/06 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
07- 06/06 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
08-15/06 T/P ATENDIMENTO HEIMABA
09- 22/06 T/P ATENDIMENTO HEIMABA

Tour Virtual

Coordenador


João Luiz Coelho de Faria
E-mail: jfaria@catolica-es.edu.br
Mini-Currículo: Graduado em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia e Doutor em Ciências Fisiológicas, todos pela Universidade Federal de São Carlos. João Luiz Coellho de Faria tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: marcha, esteira, hemiplegia, acidente vascular cerebral, Histamine, inhibitory avoidance, goldfish e nicotine.

Currículo Lattes
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