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Fisioterapia

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Interdisciplinaridade

 O curso adota projetos como forma de promover a interdisciplinaridade. Um deles é “O sistema sensorial na prevenção e diagnóstico dos Distúrbios Temporomandibulares (DTM)”. O projeto tem como eixo as disciplinas de Fisiologia Humana e Práticas Profissionais em Fisioterapia II. Nesse trabalho específico, o objetivo é relatar as formas de diagnóstico dos DTM em associação ao sistema sensorial. O curso ainda trabalha a interdisciplinaridade por meio do projeto “A eficácia dos métodos fisioterapêuticos no tratamento de lombociatalgia - estudo de caso”: onde os discentes fazem avaliação fisioterapêutica, com o atendimento ao paciente realizado pela disciplina de Práticas.

O projeto consiste na análise do caso clínico de 10 sessões de Fisioterapia em um paciente  com afecções na coluna vertebral. Há, também, o projeto “Intervenções fisioterapêuticas em paciente com quadro de dor lombar: estudo de caso”, em que são trabalhados os temas de avaliação fisioterapêutica, com o atendimento ao paciente realizado pela disciplina de Práticas, por meio de técnicas avaliativas ensinadas na disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia.

 Relação teórico-prática

Mensalmente, o curso de Fisioterapia oferece aos seus alunos minicursos e palestras para aprimorar a relação teórico-prática. Outra forma de se abordar tal tema é por meio dos estágios. O obrigatório, por exemplo, é operacionalizado por meio de disciplinas a serem cursadas no início do 7º e 8º períodos do curso. A partir do estágio, o aluno é capaz de desenvolver a relação de complementariedade entre teoria e prática com mais autonomia analítica. Os estágios supervisionados I, II, III e IV se desenvolvem nas clínicas da faculdade e por meio de convênios com instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas.

Além disso, o curso proporciona a disciplina de Práticas Profissionais em Fisioterapia, cujo diferencial é proporcionar o contato com a atuação da prática profissional desde o 1º período. Os discentes também desenvolvem relatórios sobre o acompanhamento realizado e discussão com professores supervisores de estágio. O objetivo da disciplina é iniciar a vivência da prática profissional. Do 2º ao 6º período, em estágio supervisionado, os discentes são mais cobrados e há maior interação entre teoria e prática.

O acompanhamento discente é supervisionado por um docente/profissional. A relevância da disciplina para a grade curricular está na construção de formar um ambiente didático-pedagógico que favorece o aprendizado teórico-prático das disciplinas. Outra vantagem é que ela pode ajudar no desenvolvimento de conceitos práticos e, também, permitir que os estudantes aprendam como desenvolver soluções para problemas complexos.

Visitas técnicas

2016/1

Tour Virtual

Coordenador


João Luiz Coelho de Faria
E-mail: jfaria@catolica-es.edu.br
Mini-Currículo: Graduado em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia e Doutor em Ciências Fisiológicas, todos pela Universidade Federal de São Carlos. João Luiz Coellho de Faria tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: marcha, esteira, hemiplegia, acidente vascular cerebral, Histamine, inhibitory avoidance, goldfish e nicotine.

Currículo Lattes
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